Projetos


LINHA EKO

Ponto de ônibus
 

Faixada do Ponto de ônibus

Local para aguardar os ônibus

Local para informação de horário e destinos dos ônibus
Local para idosos e deficientes físicos

Painéis para captação de energia solar



Toda a construção do projeto é feita de materiais sustentáveis, desde as paredes à propria tinta, que vem apartir da terra crua.

Poltrona feita de pneus usados ou velhos, estofado com algodão orgânico e forrado com tecido. 


Utilização de vidros com controle solar. Muito usado em edifícios comerciais, esse vidro diminui em cerca de 70% o ganho de calor do ambiente externo. 


Para o piso uma resina impermeabilizante elaborada com mais de 70% de matérias-primas naturais renováveis, entre elas o óleo de mamona. Diferencial ambiental: Não libera gases tóxicos durante ou depois de sua aplicação.

Os painéis digitais serão de tecnologia OLED. A tecnologia LED proporciona ainda economia de até 40% no consumo de energia elétrica, e os televisores são fabricados com materiais que não agridem o meio ambiente, não contêm chumbo, mercúrio nem COV (compostos orgânicos voláteis). A tecnologia LED necessita de um bulbo para tornar a luz visível e utilizável, a OLED usa compostos orgânicos que se autoiluminam, dispensando bulbos ou lâmpadas fluorescentes para iluminar a tela. Com isso, é possível usar a tecnologia na fabricação de displays ultrafinos, com poucos milímetros de espessura e até flexíveis. Um display de OLED é feito de três a cinco camadas de compostos orgânicos (baseados em carbono), que são colocadas em uma camada de vidro acrílico duro, material que também protege os delicados materiais internos. Os compostos orgânicos do material emitem luz vermelha, verde e azul em resposta a uma corrente elétrica.

A iluminação será com luminárias de LED. Diferencial ambiental: aparelho com duração de 15 anos sem manutenção. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos. Uma tecnologia que supera a iluminação convencional, gerando uma economia que varia de 50 a 80 %.

Para a captação de energia será a energia solar que é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.